News Angola


Facebook Twitter

WEB   IMAGENS   NOTÍCIAS   MUSICAS MP3   DOWNLOADS   VIDEOS

Pesquise nos principais motores de busca mundiais, com um só click! Pesquise notícias, imagens,
ficheiros para download, vídeos e musicas em MP3

Plano Nacional de Formação de Quadros contribui para a preparação da juventude

Plano Nacional de Formação de Quadros contribui para a preparação da juventude O governador em exercício do Huambo acredita que o Plano Nacional de Formação de Quadros para 2013/2017, apresentado na segunda-feira, vai contribuir para a preparação de jovens, garantir a competitividade nacional e internacionalizar a economia.
“Um país que não se preocupe com a concorrência e competitividade fica atrasado. Sabemos que o melhor investimento que se pode fazer é no capital humano, daí o programa do Governo na formação e superação de quadros”, explicou. 
Francisco Fato referiu que um dos pilares do programa do Executivo para os próximos cinco anos assenta na superação e formação de quadros com maior profundidade, em termos de rigor técnico-científico.
O Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) para 2013/2017 foi apresentado segunda-feira aos membros do Governo Provincial do Huambo por especialistas do Ministério do Ensino Superior.
O PNFQ visa assegurar a formação profissional e garantir o desenvolvimento de competências de quadros qualificados, com reflexos positivos nas condições de competitividade e internacionalização da economia angolana. O seu incremento está a cargo de uma comissão ministerial nomeada pelo Executivo em Novembro de 2012. No prosseguimento desta missão, o Ministério do Ensino Superior enviou uma delegação ao Huambo para apresentar o referido Plano.
O Executivo tem como meta, até 2015, atingir 1,6 milhões de quadros superiores, como resultado da aplicação do Programa de Acção 2013-2014. O documento, que é parte do Plano Nacional de Formação de Quadros para 2013-2020, indica que vão ser formados, nos próximos dois anos, 370 mil novos quadros em todo o país, o que vai contribuir para aumentar de 28,8 para 31,2 por cento a taxa geral de quadros. O nÚmero de alunos matriculados no ensino superior, em 2015, deve atingir os 200 mil e o nÚmero de diplomados vai chegar aos 14 mil.
O programa prevê ainda que o nÚmero de professores no Ensino Superior duplique, em relação em 2010, passando de 2.400 para 4.400.


 Para isso, é necessário recrutar, por ano, uma média de 400 novos docentes.

 

Veja tambem...

Disponibilizamos no nosso portal várias ferramentas úteis, nomeadamente uma área de downloads, pesquisa de musica angolana. Notícias de África, Angola e Luanda.